Glossário

Aceleradoras de startups

São incubadoras de empresas que apoiam a criação de empresas. O seu apoio traduz-se em formação, acompanhamento de mentores, financiamento, networking entre outros.

Bioeconomia

Promove o uso mais eficiente dos recursos naturais mediante a evolução cientifica-tecnológica do ciclo produtivo. Contribui ativamente para o crescimento ecológico e sustentável.

Economia circular

Modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação e reciclagem. A economia circular gera impacto ambiental porque diminui o recurso às matérias-primas, gera impacto social, uma vez que permite melhorar e prolongar as relações com diferentes parceiros, e impacto económico por fomentar a redução de custos e a criação de emprego.

INOVAÇÃO

É a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO (I&D)

Por Investigação e Desenvolvimento (I&D) entende-se o trabalho criativo desenvolvido de forma sistemática tendo em vista aumentar a base de conhecimento, incluindo o conhecimento sobre a humanidade, cultura e sociedade, bem como o uso desse conhecimento para criar novas aplicações.

OPEN INNOVATION

Inovação aberta, ou em inglês, open innovation, é um termo utilizado para as indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, com o objectivo de melhorar o desenvolvimento dos seus produtos, providenciar melhores serviços para os seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. O seu criador, Henry Chesbrough, afirma que inovação aberta é um paradigma que assume que as organizações podem e devem usar ideias internas e externas, assim como caminhos internos e externos para o mercado.

Resíduos de embalagens

Embalagens são produtos feitos para conter, proteger, movimentar, manusear, entregar e apresentar mercadorias, quer matérias-primas como produtos transformados, do produtor ao consumidor final.

Resíduos de outros fluxos de materiais

Pilhas e baterias, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), resíduos hospitalares, óleos alimentares usados, pneus usados, resíduos de construção e demolição.