Exemplos inovadores apresentados em evento do Ponto Verde Open Innovation

_44B2651

Para assinalar a abertura de candidaturas ao projeto Ponto Verde Open Innovation, a Sociedade Ponto Verde organizou, no dia 2 de fevereiro, o evento «Acelerar rumo à economia circular». Durante a iniciativa, no Centro Cultural de Belém, foram apresentados três exemplos de inovação protagonizados pelas empresas holandesas Philips e Dutch aWEARness e pela portuguesa Green Boots.

Durante a sua intervenção, Raquel Rebelo de Mira, business partner da Health Systems, da Philips Healthtech, contou que a empresa tem vindo a testar modelos de serviço e de reparação que favoreçam a renovação em vez da substituição dos produtos. De acordo com a responsável, atualmente, a Philips tem vários modelos de economia circular adaptados aos diferentes produtos.

O evento contou também com a presença do CEO da empresa holandesa Dutch aWEARness, Rien Otto, que sublinhou que a economia circular tem mais a ver com processos do que com produção. O orador holandês, que fundou em 2012 a Dutch aWEARness, uma empresa sustentável de têxteis, explicou o modelo de negócio da sua marca: proporcionar o acesso a roupa de trabalho produzida com um tecido em poliéster que permite até 8 ciclos de reciclagem.

Por seu turno, Pedro Lourenço, Diretor-Geral da Green Boots, partilhou o sucesso da marca Green Boots, com sede em Leiria, que cria sapatos 100% portugueses com solas feitas a partir de borracha de pneus.

Por último, Pedro Santa-Clara, Docente da Nova Business School, explicou como preparar novos gestores para uma nova economia.

Share This: